Revista de Pediatria SOPERJ

ISSN 1676-1014 | e-ISSN 2595-1769

Logo Soperj

Número atual: 9(2) - Novembro 2008

Editorial

Editoriais

 

Carlos Alberto Bhering

 

Dando início a este honroso trabalho como editor chefe da revista da SOPERJ, considero importante expressar minhas expectativas e dividir minha satisfação de poder estar à frente da revista de nossa Sociedade de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro, da qual tenho muito orgulho de fazer parte. Espero dar continuidade ao excelente trabalho iniciado pelo nosso querido amigo e profissional exemplar, Dr Clemax Couto Sant'Anna.

O momento não poderia ser mais estimulante para nós pediatras cariocas, pois tivemos a oportunidade de testemunhar recentemente um grande acontecimento na área do ensino e da pesquisa em nossa cidade. Ver o Rio de Janeiro sediar, com grande sucesso, o Congresso Brasileiro de Ensino e Pesquisa de 2008, presidido pela Dra Maria Elizabeth Lopes Moreira, e que contou com participantes de todo país, foi muito gratificante. O evento mostrou diversos trabalhos e projetos de alto nível, o que estimula ainda mais os nossos objetivos diante deste desafio na condução de nosso periódico.

Fizemos algumas alterações no corpo editorial, procurando ampliar o número de participantes. Além do editor chefe, teremos 4 editores associados, 9 revisores nacionais e 2 internacionais e revisores multidisciplinares nas áreas de fonoaudiologia, enfermagem, fisioterapia, sociologia e psicologia. Num primeiro momento, iremos manter o perfil da revista que será composta por artigos de revisão; relatos de caso, um ponto de vista (relacionado a um dos artigos de revisão ou relato de caso) e resumos de dissertação de mestrado ou de tese de doutorado. O principal objetivo é facilitar a atualização dos profissionais de saúde que atuam na assistência à saúde da criança e do adolescente e dar a oportunidade para que os mesmos possam submeter trabalhos para apreciação de nossos revisores, ajudando a manter o bom nível de nossas publicações.

Com um olhar para o futuro, com humildade, perseverança e participação de todos, iremos amadurecendo idéias e abrindo discussões no sentido de aprimorar cada vez mais nosso conteúdo. Sempre será nosso desejo caminhar na busca de uma representatividade científica cada vez maior, por meio do aumento da produção de conhecimento na área da criança e do adolescente.

Dr. Carlos Alberto Bhering
Editor Chefe da Revista da SOPERJ