Revista de Pediatria SOPERJ

ISSN 1676-1014 | e-ISSN 2595-1769

Logo Soperj

Número atual: 20(1) - Março 2020

Editoriais

Um feliz 2020! Que seja ainda melhor com a Revista da Soperj

 

Charbell Miguel Haddad Kury1; 2; 3

 

DOI:10.31365/issn.2595-1769.v20i1p1

1. Faculdade de Medicina de Campos, Bioquímica, Saúde Coletiva - Campos dos Goytacazes - RJ - Brasil
2. Secretaria Municipal de Saúde de Campos dos Goytacazes, Crie Norte Fluminense - Campos dos Goytacazes - RJ - Brasil
3. Irmandade de São João Batista de Macaé, UTI Neonatal - Macaé - RJ - Brasil

 

Recebido em: 16/08/2020

Aprovado em: 17/08/2020

 

 

Um novo ano se inicia. E com ele os ares benfazejos de esperança e de novas promessas. Trata-se de um momento de reflexões, expectativas e também de descanso frente à rotina que em breve retornará. Que 2020 seja um ano de crescimento científico e fulgor acadêmico.

Entendendo que o único aspecto permanente na vida é a mudança e que as transformações passam por alterações em paradigmas através de criação de novas teses, a ciência é a grande força motriz nessa mutabilidade quase que instantânea em que a verdade do agora se torna superada pouco tempo depois no mundo conectado em redes sociais. Reconhecendo que, se fôssemos ler tudo que a comunidade acadêmica produz em um dia no mundo para nossa especialidade, levaríamos quase dois meses nessa leitura, temos que racionalizar nossas melhores escolhas e fazê-las de acordo com critérios epidemiológicos, de aplicação à nossa realidade diária e que seja reprodutível em nosso ambiente de trabalho.

É com este objetivo que a Revista da Soperj, publicação de tradição há anos na comunidade científica brasileira, vem ocupar esta lacuna com uma revista didática e objetiva. Esta Revista vive o dia a dia do pediatra geral e especialista, trazendo novidades com publicações que são nossas dúvidas e desafios diários, ora temperados com casos clínicos excepcionais e extemporâneos para que o pediatra tenha acesso a uma publicação de leitura acessível, que traga conteúdo, não tome tanto seu tempo e ao mesmo tempo o atualize.

É neste sentido que o primeiro número de 2020 da revista vem trazer cinco artigos atuais à nossa prática diária. O primeiro artigo faz uma revisão em estudos controlados e randomizados sobre a eficácia e a segurança do Lactobacillus reuteri DSM 17938 nas patologias intestinais; também outra revisão de literatura sobre a disciplina violenta na prática pediátrica; o terceiro texto é também uma revisão sobre a importância do pediatra e neonatologista na avaliação de crianças com ambiguidade genital e por último dois relatos de casos, sendo um sobre hipoglicemia secundária ao hiperinsulinismo congênito e o outro sobre a síndrome de Aicardi.

Como diz um trecho poético, navegar é preciso. Nós pediatras navegamos constantemente ora nas águas calmas, ora nas águas turbulentas das epidemias e das doenças desafiantes. Sigamos atualizados com a Revista da Soperj, esta ferramenta moderna, acessível, indexada e revisada com pediatras especialistas de notório saber acadêmico e científico.

Boa leitura e um feliz 2020!