Revista de Pediatria SOPERJ

ISSN 1676-1014 | e-ISSN 2595-1769

Logo Soperj

Número atual: 8 (1 supl 1)(1) - Abril 2007

Resumos de Teses e Dissertaçoes

Diagnóstico Ortodôntico em Crianças e Adolescentes com Emprego de Sistema Computadorizado

 

Maximino Brandao Barreto

 

RESUMO

Resumo da Dissertação de Mestrado submetida ao Programa de Pós-graduação em Clínica Médica, IPPMG, da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, como parte dos requisitos necessários à obtenção do título de Mestre em Ciências da Saúde.
INTRODUÇÃO: A precisão no diagnóstico ortodôntico pode aumentar a chance de êxito terapêutico.
OBJETIVO: Este trabalho teve como objetivo principal descrever o desenvolvimento de um sistema computadorizado (protótipo), criado a partir da tabela impressa da Análise Crânio-Facial e Análise do Espaço Total com o Índice de Dificuldade - Análise de Tweed-Merrifield, que visa auxiliar o diagnóstico ortodôntico.
MÉTODO: Foi aplicada a transposição da análise do formato manual, para o digital. Buscou-se uma interface lógica e simples para o desenvolvimento do protótipo, composta por tabelas e gráficos, incluindo a realização de cálculos automáticos, rápidos e precisos. Resultado: Foi a visualização imediata da resolução da análise, após o preenchimento dos campos no computador.
CONCLUSÃO: Esta inovação tecnológica, denominada Integro Ortho System, pode ser um instrumento de auxílio ao ortodontista, favorecendo a obtenção de um diagnóstico dento-crânio-facial mais acurado em crianças e adolescentes, aumentando a segurança, orientando a conduta e com possibilidade de contribuir com o ensino e a pesquisa.

Palavras-chave: Cefalometria, Informática médica, Ortodontia

 

Orientadores:
Eduardo Pereira Marques
Antônio José Ledo Alves da Cunha
Programa de Pós-graduação em Clínica Médica. Setor de Saúde da criança e do Adolescente. Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Mestrado