Revista de Pediatria SOPERJ

ISSN 1676-1014 | e-ISSN 2595-1769

Logo Soperj

Resultado da Busca

A busca para o autor ou coautor encontrou: 1 resultado(s)


Baby-led weaning: uma visão sobre seus riscos e benefícios

Baby-Led Weaning: An Overview of its Risks and Benefits

Igor Macedo Brandão; Eula Sena Reis; Fábio Luiz Oliveira Carvalho

Revista de Pediatria SOPERJ - V.19, Nº3, p60-64, Dezembro 2019

Resumo

INTRODUÇÃO: o baby-led weaning é uma nova forma de introdução alimentar, que sugere maior participação da criança na alimentação, aumentando sua autonomia e desenvolvimento de habilidades motoras e orofaciais.
OBJETIVO: realizar uma revisão integrativa para identificar os riscos e benefícios envolvidos na aplicação da técnica baby-led weaning.
MÉTODO: foi realizada uma revisão na literatura através das bases de dados PubMed, Scielo e LILACS, incluindo textos em português e inglês sem delimitação de período, estudos completos e com temas compatíveis ao que foi pesquisado.
RESULTADOS E CONCLUSÕES: a técnica não apresentou riscos potenciais para a obesidade, deficiências nutricionais e nem para asfixias. Suas vantagens foram desenvolvimento orofacial, autonomia e independência, socialização, autocontrole do apetite e maior variabilidade alimentar. No entanto, diante das poucas evidências encontradas, nota-se a necessidade de realizar mais estudos, a fim de identificar se a técnica pode ser vista como a melhor forma de introdução alimentar.


Palavras-chave: Baby-led weaning; BLW; Alimentação complementar.