A busca para o autor ou coautor encontrou: 1 resultado(s)
Lara Patente Pinto; Estéfany Oliveira Castro; Carmen Luisa Laube Soares; Yasmin Freire de Coelho Oliveira; Bárbara dos Santos Simões
Revista de Pediatria SOPERJ - V.23, Nº2, p1-4, Junho 2023
ResumoOBJETIVO: Analisar os impactos da retirada precoce do vérnix caseoso e as consequências que isso pode trazer para o recém-nascido (RN).
METODOLOGIA: Estudo consiste em uma revisão bibliográfica, com coleta de textos pelas bases de dados do sítio da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). A avaliação dos textos se deu por meio da leitura criteriosa de artigos.
RESULTADOS: O vérnix caseoso serve como um auxílio para que a transição da vida intrauterina para condições aeróbicas (extrauterina) ocorra de modo saudável. O primeiro banho do RN envolve crenças e saberes por parte de familiares e equipe técnica de enfermagem. A retirada do vérnix precocemente pode afetar os RN nos primeiros dias de vida, sendo relacionada com a presença de alterações na epiderme e, em pequena parte, no metabolismo.
CONCLUSÃO: A retirada precoce do vérnix caseoso se baseia em ideais culturais locais relacionados à impureza, contudo essa ação permite que a adaptação ao meio após o nascimento se torne mais difícil, podendo haver consequências negativas.
Palavras-chave: Verniz Caseoso. Recém-Nascido. Neonatologia.