Revista de Pediatria SOPERJ

ISSN 1676-1014 | e-ISSN 2595-1769

Logo Soperj

Número atual: 16(supl 1)(3) -  2016

Pneumologia

PNEUMONIA NECROTIZANTE:ESTUDO DESCRITIVO DE SÉRIE DE CASOS

 

SOLANGE GONÇALVES DAVID DE MACEDO (HOSPITAL MUNICIPAL JESUS); ADRIANA PAIVA DE MESQUITA (HOSPITAL MUNICIPAL JESUS); DANIELA RABELLO FRANCO (HOSPITAL MUNICIPAL JESUS); NATALIA BARBOZA GOMES (HOSPITAL MUNICIPAL JESUS); ANA RITA SALGADO VIEIRA (HOSPITAL MUNICIPAL JESUS); BIANCA MATOS NETTO (HOSPITAL MUNICIPAL JESUS); RENATA SUTTER (HOSPITAL MUNCIPAL JESUS); ANA LUCIA MICELLI (HOSPITAL MUNICIPAL JESUS)

 

P-163

OBJETIVOS: Descrever as características clínicas de pneumonia necrotizante (PN) em nove pacientes internados com diagnóstico de Pneumonia Adquirida na Comunidade (PAC), em uma enfermaria de pneumologia de um hospital público de referência em Pediatria, na Cidade do Rio de Janeiro no ano de 2015.
MÉTODOS: Estudo de coorte, descritivo, retrospectivo, em pacientes com diagnóstico de pneumonia necrotizante, no período de Janeiro a Dezembro de 2015. A coleta foi realizada por uma ficha clínica, contendo dados sócio demográficos, referência a pneumonia e/ou internação hospitalar, história vacinal, dados clínicos, resultados dos exames realizados durante a internação e o tratamento individual em cada paciente.
RESULTADOS: 9 pacientes foram incluídos no estudo, com média de idade de 44 meses e predominância do sexo feminino .Na data da internação, todos os pacientes apresentavam alteração do hemograma, com anemia e leucocitose. O diagnóstico foi realizado através de imagem radiológica em 67% dos pacientes e em 33% em procedimento cirúrgico. O tratamento clínico foi realizado com antibioticoterapia em todos os pacientes, em 44% destes complementado com tratamento cirúrgico.
CONCLUSÃO: A PN é uma complicação da PAC, que pode acometer qualquer faixa etária pediátrica, e sem fatores de risco identificados. O tratamento clinico continua sendo uma boa opção, dada a sua eficácia presumida no nosso relato e já demonstrada em vários estudos sobre PN e PAC com complicações, devendo o tratamento cirúrgico ser uma opção para casos sem sucesso apenas com antibioticoterapia e com complicações associadas