Revista de Pediatria SOPERJ

ISSN 1676-1014 | e-ISSN 2595-1769

Logo Soperj

Número atual: 16(supl 1)(3) -  2016

Pediatria do Comportamento e Desenvolvimento

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE PREENCHIMENTO DEDADOS SOBRE GRAVIDEZ, PARTO E RECÉM-NASCIDODA CADERNETA DE SAÚDE DA CRIANÇA

 

LETICIA CARVALHO GUSMAN (FTESM); GLAUCIA MACEDO DE LIMA (FTESM); PAMELA CAROLINA LIMA LAGO (FTESM); VIVIAN VIDAL MARSELI (FTESM); LUCIANA NUNES DA COSTA (FTESM)

 

P-152

INTRODUÇÃO: A caderneta de saúde da criança reúne registros que contemplam diversos aspectos da saúde infantil essenciais para o bom desenvolvimento. Sua principal função é diminuir a morbimortalide, já que engloba registros para vigilância e acompanhamento, além de informar aos responsáveis. Seu preenchimento correto deve ser valorizado para que a mesma possa cumprir seu papel na prevenção e promoção da saúde infantil.
OBJETIVO: Avaliar o preenchimento dos dados sobre gravidez, parto e recém-nascido na Caderneta de Saúde da Criança (CSC). Material e métodos: Trata-se de um estudo transnsversal, retrospectivo, com coleta de registros em CSC em uma Unidade Básica de Saúde da cidade do Rio de Janeiro, incluindo crianças de 1 dia até 24 meses de idade. Foi realizado nos meses de março e agosto de 2016, a partir de questionários.
RESULTADOS: Foram selecionados 120 questionários aplicados às mães de crianças até 24 meses. A mediana da idade dos responsáveis foi 27 anos (15-42) e da crianças avaliadas 2 meses e 29 dias (1 dia - 24 meses). Em relação aos dados do pré natal, a imunização materna foi o dado mais subnotificado, com 63,3% (76) dos casos, em seguida a sorologia materna do pré natal, 60% (74). Sobre o parto e pós parto, a sorologia da maternidade não foi preenchida em 61,6% (72) das cadernetas. Os dados do nascimento mais subnotificados foram sobre aleitamento materno na 1ª hora de vida, 41,6% e Método de avaliação da idade gestacional, 16,6%. Na triagem neonatal os testes da orelhinha e pezinho foram os menos preenchidos corretamente, apenas em 41,6% e 47,5%, respectivamente. Quanto aos dados da alta, somente 51,6%.
CONCLUSÃO: A CSC apesar de ter um papel fundamental na promoção de saúde infantil não está conseguindo exercê-lo devido a fatores relacionados a baixa qualidade do preenchimento ainda desconhecidos.