Revista de Pediatria SOPERJ

ISSN 1676-1014 | e-ISSN 2595-1769

Logo Soperj

Número atual: 16(supl 1)(3) -  2016

Pediatria Ambulatorial

CÁRIE DENTÁRIA, SOBREPESO E OBESIDADE ASSOCIADOS À INGESTÃO FREQUENTE DE CARBOIDRATOS REFINADOS: UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR

 

CECILIA PEREIRA SILVA (UNIFOA); LARA THAUANA GUIMARAES PENA (UNIFOA); JULIANA JANGELAVICIN BARBOSA (UNIFOA); LUIZA DE AGUIAR MISSEL (UNIFOA); LUARA DE OLIVEIRA PIRES (UNIFOA); ROSILÉA CHAIN HARTUNG HABIBE (UNIFOA); CAROLINA HARTUNG HABIBE (UNIFOA); ALINE PIRES DE OLIVEIRA (UNIFOA); CRISTINA GARANI SCHNEIDER GUIMARAES (UNIFOA); CRISTIANE GORGATI GUIDORENI (UNIFOA)

 

P-145

OBJETIVO: Identificar a prevalência de cárie dentária e sobrepeso e obesidade nos pacientes alvo da pesquisa, associando aqueles ao consumo de açúcares refinados.
MÉTODO: O presente estudo foi realizado em uma Clínica Integrada Infantil localizada em uma instituição de ensino superior no município de Volta Redonda/RJ, com pacientes de 4 a 12 anos de idade, utilizando-se um questionário estruturado, aplicado pelos alunos dos cursos de medicina e odontologia, com informações sobre condições socioeconômicas, comportamento alimentar, hábitos de higiene oral e prática de atividades físicas. Além disso, foi obtido o Índice de Massa Corpórea, a mensuração da circunferência abdominal e a avaliação do índice de cárie, para a qual se utilizou os métodos CPO-D e ceo-d.
RESULTADO: Ao todo, 56 crianças participaram do estudo. Destas, 8,92% apresentavam sobrepeso; 14,28% eram obesas e 3,57% estavam abaixo do percentil 3. Em relação ao consumo de açúcares refinados, a maioria (mais de 65%) das crianças iniciou a ingestão aos 24 meses de idade. Dos pesquisados, 96,43% consumiam refrigerante, 57,14%, até 2 vezes por semana; 83,93% consumiam biscoito recheado, predominando o consumo até 4 vezes por semana e 94,64% ingeriam guloseimas, aproximadamente 46,0% até 4 vezes por semana. Em relação ao CPO-D, foi observada uma média de 6,33, valor considerado alto, indicando má qualidade de saúde bucal. Na amostra de obesos e sobrepesos, o índice permaneceu alto, 6,23.
CONCLUSÃO: Foi observado um consumo elevado de carboidratos refinados, sobrepeso, obesidade e cárie dentária, indicando a necessidade de abordagens multidisciplinares para o controle e a prevenção dessas doenças.