Revista de Pediatria SOPERJ

ISSN 1676-1014 | e-ISSN 2595-1769

Logo Soperj

Número atual: 7 (supl 2)(2) - Outubro 2006

Teses e Dissertaçoes

Avaliação da dieta de Quissamã-RJ consumida por crianças desnutridas adicionadas de alimentos alternativos - estudo em ratos

 

Mariana Sarto Figueiredo

 

RESUMO

O estudo objetivou avaliar biologicamente em animais e quimicamente a Dieta da Quissamã adicionada de Multimistura utilizada pela Secretaria Municipal de Saúde de Quissamã/RJ e adicionada da Folha de Mandioca, do Farelo de Arroz, do Farelo de Trigo, da Semente de Abóbora e da Semente de Girassol para a recuperação de crianças desnutridas. Foram realizados 2 ensaios biológicos, com 64 animais cada, machos, com 21 dias, provenientes do LABNE/UFF.
O primeiro ensaio biológico foi constituído de duas fases: desnutrição (10 dias) com: Grupo Controle (GC) recebendo ração à base de caseína, com 10% de proteína (n=8); Grupo Quissamã (GQ) recebendo ração à base da dieta de Quissamã, com 10% de proteína (n=8); e Grupo Aprotéico (GA) recebendo ração com 0% de proteína (n=48) e recuperação (18 dias) onde o grupo aprotéico foi subdividido em: Grupo Desnutrido Controle (GDC) com ração à base de caseína; Grupo Desnutrido Quissamã (GDQ) com ração à base da dieta de Quissamã; GDQ adicionado de Multimistura (GDQ+MM); GDQ adicionado de Folha de Mandioca (GDQ+FM); GDQ adicionado de Farelo de Arroz (GDQ+FA); GDQ adicionado de Farelo de Trigo (GDQ+FT); GDQ adicionado de Semente de Abóbora (GDQ+SA); GDQ adicionado de Semente de Girassol (GDQ+SG). No segundo ensaio as fases de desnutrição (21 dias) com: Grupo Controle (GC) com ração à base de caseína, com 10% de proteína (n=8); Grupo Quissamã (GQ) recebendo ração à base da dieta de Quissamã, com 10% de proteína (n=8); e Grupo Hipoprotéico (GH) recebendo ração com 2% de proteína (n=48); e recuperação onde o grupo hipoprotéico foi subdividido em: Grupo Desnutrido Controle (GDC) com ração à base de caseína; Grupo Desnutrido Quissamã (GDQ) com ração à base da dieta de Quissamã; GDQ adicionado de Multimistura (GDQ+MM); GDQ adicionado de Folha de Mandioca (GDQ+FM); GDQ adicionado de Farelo de Arroz (GDQ+FA); GDQ adicionado de Farelo de Trigo (GDQ+FT); GDQ adicionado de Semente de Abóbora (GDQ+SA); GDQ adicionado de Semente de Girassol (GDQ+SG). Todos os animais foram mantidos em gaiolas individuais e receberam rações e água ad libitum. Foram coletados os pesos dos animais no início e final de cada semana; a ração consumida; e as fezes excretadas durante os últimos oito dias para determinar o Protein Efficiency Ratio modificado (PERm), o Coeficiente de Eficácia Alimentar (CEA) e o Coeficiente de Digestibilidade aparente (CDap). Aos resultados aplicaramse a ANOVA, Teste T-Student, Wilcoxon e Kruskal-Wallis ao nível de p?0,05. Observou-se que o CEA (p=0,126) comparativo entre os dois ensaios biológicos não foi significativo. Por outro lado, o PERm (p=0,018) e o CDap (p=0,00) comparativos, observou-se que o ensaio de 54 dias foi significativamente inferior ao ensaio de 18 dias. Sugerindo que quando aumentamos o tempo de desnutrição e exposição do animal à alimentação alternativa, notou-se uma queda no aproveitamento protéico quanto ao Coeficiente de Eficácia Protéica e ao Coeficiente de Digestibilidade Aparente.

Palavras chaves: Desnutrição, Qualidade Protéica, Multimistura, Ratos.

 

Orientador:
Prof. Dr. Gilson Teles Boaventura
Mestrado em Saúde da Criança e do Adolescente - UFF