Revista de Pediatria SOPERJ

ISSN 1676-1014 | e-ISSN 2595-1769

Logo Soperj

Número atual: 16(supl 1)(3) -  2016

Ensino e Pesquisa

AVALIAÇÃO DO EXTRATO AQUOSO DE NASTURTIUM OFFICINALE (AGRIÃO) NO ÁCIDO ÚRICO DE RATOS SUBMETIDOS A UM MODELO EXPERIMENTAL DE HIPERURICEMIA

 

LARISSA ROSAS ALMADA GIGOLOTTI (FACULDADE DE MEDICINA DE ITAJUBA); LAIS DE OLIVEIRA TOLEDO (FACULDADE DE MEDICINA DE ITAJUBA)

 

P-062

INTRODUÇÃO: A hiperuricemia ocorre pela excessiva produção de uratos ou pela diminuição da excreção renal. O medicamento utilizado para redução é o alopurinol. O Nasturtium officinale se apresenta como uma alternativa fitoterápica, porém sem comprovação científica.
OBJETIVO: Avaliar o efeito do extrato aquoso do Nasturtium officinale no ácido úrico de ratos submetidos a um modelo experimental de hiperuricemia. Materiais e métodos: Foram utilizados 32 ratos, A indução de hiperuricemia foi realizada com solução de frutose e ração ad libitum por 30 dias. Após o período de indução, os animais foram distribuídos aleatoriamente em quatro grupos. Os animais receberam os tratamentos por 14 dias: I)controle- água destilada, II)extrato de Nasturtium officinale 200g/L, III)extrato de Nasturtium officinale 400g/L, IV)Alopurinol (5mg/kg). Apenas o Grupo IV recebeu a gavagem com tratamento, os demais tiveram a ingesta líquida ad libitum. Foi realizada análise dos parâmetros bioquímicos no sangue coletado no final do tratamento.
RESULTADOS: O tratamento com agrião não produziu diferença significativa dos parâmetros bioquímicos (p>0,05). No entanto, na análise de ingesta líquida diária e volume urinário pode-se observar que a partir do 5º dia de tratamento, houve diferença altamente significativa (p<0,01) entre os grupos I-II,I-III,II-IV,III-IV.
CONCLUSÃO: O extrato de Nasturtium officinalle produziu redução do ácido úrico sérico em ratos induzidos a hiperuricemia (p<0,01), além de ter sugerido efeito diurético, sem comprometer funções renais e hepáticas.