Revista de Pediatria SOPERJ

ISSN 1676-1014 | e-ISSN 2595-1769

Logo Soperj

Número atual: 15(supl 1)(2) - Março 2015

Relato de Caso

Análise das práticas de promoção da saúde na semana do autocuidado nas escolas

 

Oliveira, J.D.D.; Kirzner, S.; Castro, F.F.; Mesquista, C.F.; Santos, A.S.; Ambo, A.; Conceiçao, A.C.P.; Tristao, S.K.P.C.; Medeiros, D.C.

Coordenaçao de Saúde do Escolar da Superintendência de Promoçao da Saúde da Subsecretaria de Atençao Primária, Vigilância e Promoçao da Saúde da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro-RJ

 

Resumo

INTRODUÇÃO: O Programa Saúde na Escola objetiva contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem seu pleno desenvolvimento. A I Semana do Autocuidado nas Escolas no município do Rio de Janeiro-RJ foi instituída com propósito de estimular ações de promoção da saúde.
OBJETIVO: Analisar e refletir sobre as atividades que foram desenvolvidas para a população infantojuvenil nesta semana.
MATERIAL E MÉTODO: A Semana ocorreu de 29 de julho a 2 de agosto de 2014 com a participação de 481 escolas e as 151 unidades de atenção primária à saúde de referência do território. As temáticas e estratégias de intervenção foram definidas pelas próprias unidades locais. O monitoramento destas ações foi realizado pela Coordenação de Saúde do Escolar da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro.
RESULTADOS: As formas de desenvolver e escolher a abordagem e temáticas das ações foram múltiplas, conforme se estabeleceram as parcerias locais. As metodologias variaram de palestra expositiva à construção coletiva do conhecimento que usaram metodologias mais participativas, permitindo um maior protagonismo às crianças e adolescentes. A escolha dos temas e planejamento das ações ocorreu de forma unilateral ou em parceria com o envolvimento de todos os atores. Algumas ações contemplaram todas as dimensões relacionadas ao processo saúde-doença, outras reproduziram abordagens restritas somente aos seus aspectos biológicos.
CONCLUSÃO Enfatiza-se a importância de uma maior articulação entre os profissionais da saúde e da educação, devendo-se travar um diálogo mais harmônico para a produção efetiva de um trabalho de promoção da saúde de qualidade que possa suprir as reais demandas e necessidades da população infantojuvenil visando a sua qualidade de vida.

 

Responsável
SUELY KIRZNER GHEINER