Revista de Pediatria SOPERJ

ISSN 1676-1014 | e-ISSN 2595-1769

Logo Soperj

Número atual: 15(supl 1)(2) - Março 2015

Relato de Caso

Liga de pediatria da UNIRIO: 4 anos de experiência

 

Tortori, M.M.R.L.; Liberal, E.F.; Lemos, D.S.S.; Cunha, M.O.S.; Barboza, N.S.; Goulard, N.V.; Yatabe, S.

UNIRIO

 

Resumo

INTRODUÇÃO: O principal objetivo da criação da Laped-UNIRIO foi aprofundar o conhecimento científico, médico e social na área de Pediatria, associado à vivência e práticas na área. Nos últimos quatro anos, elaboramos e desenvolvemos projetos pautados nos princípios básicos de uma Liga Acadêmica: Ensino, Pesquisa e Extensão.
OBJETIVO: Relatar a experiência da Liaped-Unirio em seu 4º ano de funcionamento.
MATERIAL E MÉTODO: Desde sua fundação, as atividades e projetos propostos pela LAPED abrangem as áreas de Ensino, Pesquisa e Extensão. Em ensino, ocorrem através de seminários apresentados regularmente por membros da Liga, palestras com professores convidados, exibição de vídeos e documentários sobre temas em pediatria e a realização da "Oficina de Reanimação Neonatal". A produção científica se dá por meio da realização anual de Jornadas Acadêmicas, Simpósios, participação em congressos de pediatria com apresentação de trabalhos e financiamento de inscrições para membros e desenvolvimento de pesquisa, atualmente sobre bullying.As atividades de extensão são realizadas na comunidade e englobam a realização de ações sociais como o "Natal LAPED" e de Dia das Crianças, com arrecadação de brinquedos para as crianças assistidas pelo HUGG e outras instituições beneficentes, e o desenvolvimento de dois projetos de extensão, em prevenção de acidentes e puericultura.
RESULTADOS: A LAPED tem contribuído para a formação acadêmica e médica de seus membros. Anualmente, o número de interessados em participar aumenta e os eventos promovidos contam com grande participação externa de alunos e professores da EMC e de outras faculdades.
CONCLUSÃO A LAPED-UNIRIO possui poder transformador e construtivo na formação médica e social. Suas atividades proporcionam discussões e reflexões sobre diversos cenários práticos, teóricos e filosóficos, sobre a prática médica e a relação médico-paciente. Essa vivência é um estímulo à formação de profissionais mais humanos e reflexivos sobre a prática médica pediátrica.

 

Responsável
RAFAELA MENDES DE ALMEIDA ARAÚJO