Revista de Pediatria SOPERJ

ISSN 1676-1014 | e-ISSN 2595-1769

Logo Soperj

Número atual: 15(supl 1)(2) - Março 2015

Relato de Caso

Pré-Escolar com Febre de Origem Indeterminada Associada à Poliartrite

 

Nascimento, T.J.; Lessa, M.; Pinto, L.A.M.; Santos, J.L.

Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE) Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).

 

Resumo

INTRODUÇÃO: A febre de origem indeterminada representa um grande desafio diagnóstico na pediatria.
OBJETIVO: Descrever o caso de um pré-escolar com febre de origem indeterminada associada àpoliartrite.
MATERIAL E MÉTODO: Pré-escolar do sexo masculino, de 3 anos e 10 meses, apresentava febre diária há 6 meses, associada à artrite em joelhos e tornozelos, em episódios intermitentes, com intervalos assintomáticos, mas progressivamente mais curtos. Relatou-se história pregressa de pneumonia tratada ambulatorialmente há 8 meses, além de contato domiciliar com familiar portador de tuberculose bacilífera. Na investigação complementar, a radiografia de tórax evidenciou infiltrados retrocardíaco e peri-hilar bilateral, apresentando prova tuberculínica flictenular, forte reator (14 mm) e VHS de 120 mm na 1ª hora. Foi aventada, então, a hipótese diagnóstica de Reumatismo de Poncet.
RESULTADOS: A artropatia ou o Reumatismo de Poncet é uma rara manifestação da tuberculose, apresentando-se como artropatia crônica com períodos de remissão, associada à hiperergia da prova tuberculínica.
CONCLUSÃO O diagnóstico diferencial de casos de febre de origem indeterminada exige investigação cuidadosa, a partir de anamnese e exame físico detalhados. Nesse caso, hipóteses como artrite idiopática juvenil e neoplasias hematológicas devem ser lembradas. Além disso, apesar das manifestações músculo-esqueléticas da tuberculose estarem presentes em apenas 2% dos casos da doença, trata-se de uma condição de alta prevalência, devendo sempre ser incluída no diagnóstico diferencial.

 

Responsável
ELISA BARROSO DE AGUIAR