Revista de Pediatria SOPERJ

ISSN 1676-1014 | e-ISSN 2595-1769

Logo Soperj

Número atual: 15(supl 1)(2) - Março 2015

Trabalho Original

Autismo: Orientações aos Pais e aos Professores

 

Azeredo, R.V.; Rodrigues, T.A.; Mansur; O.M.F.C.

Faculdade de Medicina de Campos.

 

Resumo

INTRODUÇÃO: Os transtornos do Espectro do Autismo (TEA) são distúrbios caracterizados por dificuldades na interação social e na comunicação e por um repertório restrito e repetitivo de interesses e atividades, que acometem em cada 68 crianças. O diagnóstico é fundamentado no quadro clínico do paciente, de acordo com os critérios do Manual de Diagnóstico e Estatística de Distúrbios Mentais (DSM). Sabe-se que o diagnóstico precoce e o correto manejo dessa criança são fundamentais para seu desenvolvimento.
OBJETIVO: Elaborar um material didático simples, com linguagem clara e informação atualizada, sucinto, em forma de folder, visando a orientar aos pais e aos professores na identificação de sinais de autismo.
MATERIAL E MÉTODO: A pesquisa foi qualitativa, de revisão bibliográfica, com informações colhidas em bibliografia especializada e sites sobre o transtorno do espectro autista.
RESULTADOS: Foi produzido um folder, em linguagem coloquial e bastante ilustrado, contendo orientações básicas, direcionadas, principalmente, a pais e professores que são, geralmente, as pessoas mais próximas da criança, distribuído na Sala de Espera em Pediatria, no Hospital dos Plantadores de Cana, em Campos dos Goytacaczes, RJ, visando a promover maior propagação dessas informações.
CONCLUSÃO Esse material contribui para o conhecimento e o entendimento do tema, bem como, consequentemente, para um adequado tratamento e inclusão social dessas crianças.

 

Responsável
EDWIGES BRAMBILA VIEIRA