Revista de Pediatria SOPERJ

ISSN 1676-1014 | e-ISSN 2595-1769

Logo Soperj

Número atual: 15(supl 1)(2) - Março 2015

Trabalho Original

LiPES: Relatos de sua Existência e Importância

 

Viana, E.M.; Coelho, R.V.S.; Pires, F.M.; Gerecht, J.V.; Oliveira, J.H.F.; Paes, L.F.; Ribeiro, R.N.; Rios, R.R.; Macedo, F.R.

Universidade Estácio de Sá (UNESA)

 

Resumo

INTRODUÇÃO: Ligas são movimentos acadêmicos que reúnem estudantes com interesses em comum, permitindo que se aprofundem em determinados temas e que preencham as lacunas deixadas em aberto pela extensa grade curricular. A Liga Acadêmica de Pediatria da Universidade Estácio de Sá (LiPES) foi criada pela iniciativa de 5 estudantes, no ano de 2013, para o curso de Medicina, Campus Arcos da Lapa. Em 2014, foi realizado processo seletivo, aprovando 15 ligantes do 4º ao 12º período, para ajudar na construção e na manutenção da LiPES.
OBJETIVO: Descrever as atividades e as propostas da LiPES.
MATERIAL E MÉTODO: A LiPES tem atividades como palestras, debates, discussão de casos clínicos, seminários e outras formas em seus encontros semanais de 1 hora de duração, sob orientação de 2 professores. Há também atividades práticas no Laboratório de Habilidades e Simulação, com manequins e simulador de alta fidelidade para intensificar os conhecimentos relacionados às atividades práticas em ambientes seguros e controlados.
RESULTADOS: Esses encontros representam um espaço em que os alunos podem se aprofundar em um tema de interesse, trocar informações atuando na construção de um aprendizado, o que possibilita a aplicação de metodologias de ensino consideradas mais eficazes do que modelos tradicionalista. A LiPES não têm por objetivo uma especialização precoce, mas complementar uma formação que a estrutura curricular não objetiva, sempre visando ao conceito atual de saúde como o bem-estar biopsicossocial e a formação generalista, conforme preconizado pelas diretrizes curriculares. Nesse espaço extra, surge, da observação atenta, da necessidade e da qualidade de troca entre discentes e docentes, a possibilidade de inovação no processo ou no conteúdo do aprendizado.
CONCLUSÃO A LiPES vem prosseguindo com seus objetivos de forma a aprofundar o conhecimento teórico e prático na área da pediatria, representando um elemento para construção da cidadania, formando indivíduos mais críticos, com uma visão humanista e comprometidos com a realidade social.

 

Responsável
CARMEN LUCIA LEAL FERREIRA ELIAS