Revista de Pediatria SOPERJ

ISSN 1676-1014 | e-ISSN 2595-1769

Logo Soperj

Número atual: 15(supl 1)(2) - Março 2015

Trabalho Original

Liga de pediatria UERJ

 

Madeira I. R.; Silva A. O. C; Medeiros N.; Bantim J.; Fortins N.; Galiza J. P

Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE)

 

Resumo

INTRODUÇÃO: A Liga de Pediatria UERJ (LIPED UERJ) foi fundada em 2010. Tem como base o tripé ensino, pesquisa e extensão.
OBJETIVO: Aacrescentar na formação acadêmica do aluno de medicina da UERJ.
MATERIAL E MÉTODO: A liga conta com atividades extracurriculares. Atualmente, tem sido realizados simpósios e atividades práticas, pois foi percebido que com esta estratégia, os ligantes se interessavam mais e conseguiam aproveitar melhor a liga, visto que aulas semanais não acrescentavam muito, pois nossa grade curricular de pediatria é suficiente. Por conta disso, a LIPED tem focado em atividades práticas, que possibilitem os ligantes a exercitar a atividade médica.
RESULTADOS: No último ano, a saber, 2013, foram realizados dois simpósios com temas relevantes em pediatria, com participação de cerca de 70 alunos da nossa instituição. Foram realizadas, também, práticas no ambulatório de genética, no projeto de puericultura, existente no Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE), Projeto AMAR, e no Núcleo Perinatal, também no HUPE, onde os ligantes participam da rotina dos pediatras neonatologistas. Além disso, houve participação da LIPED UERJ no evento "Ligados em Saúde", realizado pelo Diretório de Ligas Universitárias de nossa instituição. Este evento é realizado na Quinta da Boa Vista, e os ligantes tem a oportunidade de colocar em prática o que aprendem durante o ano na liga, explicando sobre alimentação saudável. Mas a grande inovação foi a gravação do primeiro vídeo da série "LIPED em vídeo" que abordou o tema: Caderneta da Criança. No ano corrente, já foi realizado um simpósio sobre "Aleitamento Materno e Alimentação Saudável". Os ligantes já estão inseridos nas vivências práticas. E já está havendo o planejamento da 3ª edição do "Ligados em Saúde" e de mais um simpósio, para encerrar o ano letivo.
CONCLUSÃO A LIPED UERJ tem cumprido seu objetivo de ser uma atividade que acrescenta na formação acadêmica de nossos ligantes.

 

Responsável
LUMA ALCIDES BURGUINHÃO