Revista de Pediatria SOPERJ

ISSN 1676-1014 | e-ISSN 2595-1769

Logo Soperj

Número atual: 15(supl 1)(2) - Março 2015

Trabalho Original

Relato de caso de adolescente com síndrome nefrótica secundária a sífilis adquirida

 

Meyer, V.M.C.; Cleto, T.L.; Mello, M.E.R.

Núcleo de Estudos da Saúde do Adolescente - Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE) Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ)

 

Resumo

INTRODUÇÃO: A sífilis é uma doença ainda comum no Brasil, que apresenta uma gama de apresentações, dentre elas neurológicas, cardiológicas, renais, cutâneas, esqueléticas.
OBJETIVO: Discutir o diagnóstico de um raro caso de síndrome nefrótica secundária a lues adquirida em adolescente.
MATERIAL E MÉTODO: Adolescente do sexo feminino, 12 anos, encaminhada da Unidade de Pronto Atendimento do município do Rio de Janeiro ao Hospital Universitário Pedro Ernesto, apresentando há uma semana quadro de epigastralgia, edema periorbitário que evoluiu para anasarca, aparecimento de lesões maculopapulares hiperemiadas e pruriginosas em membros superiores, tronco e membros inferiores, além de adinamia sem febre. Seu exame de sumário de urina revelava proteinúria 4+, além de hematúria 1+. Exames laboratoriais revelavam hipoalbuminemia, além de hipertrigliceridemia, preenchendo critério para síndrome nefrótica. A pesquisa de sorologias se mostrou positiva para sífilis (TPHA positivo e VDRL 1:64) e outras causas infecciosas foram descartadas, fechando o quadro como sífilis secundária com acometimento cutâneo e renal. Foi feito o tratamento com Penicilina Benzatina e rapidamente houve resolução completa do quadro.
RESULTADOS: A manifestação renal mais frequente relacionada à sífilis é a proteinúria isolada. Casos de síndrome nefrótica não são comumente observados na faixa etária dos adolescentes, e poucas vezes estão associados à sífilis. E na maioria dos casos, o uso da Penicilina Benzatina causa resolução completa do quadro, sendo que alguns casos, essa resolução pode ocorrer de forma espontânea.
CONCLUSÃO A vasta amplitude de sintomas que podem ser causadas pela sífilis muitas vezes dificultam ou postergam sua suspeita e diagnóstico. Este caso, apesar de incomum, reforça como, é necessário lembrar da sífilis e de outras doenças infecciosas como causa de síndrome nefrótica na adolescência.

 

Responsável
KARINE BAHRI DE OLIVEIRA PENNA