Revista de Pediatria SOPERJ

ISSN 1676-1014 | e-ISSN 2595-1769

Logo Soperj

Número atual: 10(supl 1)(1) - Maio 2009

Editorial

Compartilhando significados...

 

Maria Angélica Bonfim Varela

 

A SOPERJ deseja boas vindas e agradece o empenho do todos os pediatras que alteraram suas rotinas e vieram prestigiar o IX CONSOPERJ.

Este ano o nosso tema é "Saúde e Educação: a Pediatria que faz a diferença..." e foi pensando no papel institucional da SOPERJ, centro de referência de informação ao pediatra do estado do Rio de Janeiro, que organizamos este IX CONSOPERJ.

Os temas apresentados foram escolhidos cuidadosamente e com a proposta de uma linguagem direta, simples e que "fale" a todos.

Todos os temas livres foram avaliados por dois membros da comissão organizadora, com critérios pré-determinados e disponibilizados previamente na página virtual do CONSOPERJ. Assim, os autores souberam como seu trabalho seria avaliado, numa forma de deixar o processo o mais transparente possível.

Cada autor principal recebeu, junto à decisão da comissão, a ficha de avaliação com as sugestões de cada avaliador, assim como as justificativas, caso o trabalho não tenha sido aprovado. Dessa forma, a SOPERJ entende que cumpre o seu papel educativo e respeita todos os que disponibilizaram parte do seu tempo para compartilhar conosco as suas experiências profissionais.

Embora o CONSOPERJ seja um espaço ocupado primordialmente pelos profissionais que atuam no Rio de Janeiro, colegas de outros estados também são bem-vindos. Este ano recebemos encaminhamentos de trabalhos de Santa Catarina e Minas Gerais.

Numa proposta inovadora, convidamos alguns autores de temas livres a apresentarem seus relatos em plenária, nas mesas redondas, associando a sua experiência nos serviços de assistência à apresentação de convidados renomados.

Trocar experiências, compartilhar significados... Esta é a idéia! Ter uma proposta mais inclusiva, para que possamos dar voz a todos os pediatras que trabalham nas unidades básicas de saúde, nas emergências, nas UTI, nos consultórios, no interior do estado, nas unidades públicas e privadas, nas unidades de ensino e pesquisa. Entendemos que, ao participar ativamente, ao mostrar sua experiência, vocês também estão contribuindo para a produção de conhecimento e solidificação da pediatria do estado do Rio de Janeiro.

Um grande abraço,

Maria Angélica Bonfim Varela
Presidente da Comissão de temas livres do IX CONSOPERJ