Revista de Pediatria SOPERJ

ISSN 1676-1014 | e-ISSN 2595-1769

Logo Soperj

Número atual: 13 (supl 1)(2) - Dezembro 2012

Anais do X Congresso de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro

A importância do lúdico na formação dos alunos da área da saúde

 

Burguinhão L.A.; Madeira I.R; Oliveira L.V.; Genésio K.C.S.; Santos C.M.V.; Ribas S.A.

Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

 

 

RESUMO

INTRODUÇÃO/OBJETIVO: A formação médica implica absorção de muitas informações. Pouco dedica-se à educação em saúde. O Estagio Interno "Práticas de Abordagem Clínica e de Educação em Saúde em Obesidade Infantil" introduz o aluno à prática de educação em saúde em equipe multidisciplinar no tema obesidade infantil, no Ambulatório Geral de Pediatria. A equipe compõem-se de brinquedistas, enfermeiros, fonoaudiólogos, médicos, nutricionistas e seus alunos. O trabalho visa relatar a experiência do aluno no projeto, demonstrando o auxilio do estágio em sua formação, incentivando a criação de projetos semelhantes.
DESCRIÇÃO DO CASO: Realizam-se atividades lúdicas com as crianças e discussão com os acompanhantes, sobre estilo de vida saudável e obesidade. Contam-se histórias, brincadeiras, atividades físicas prazerosas e preparação e degustação de alimentos saudável. Aos pais, orienta-se sobre estilo de vida e alimentação da família. O aluno entrevista crianças obesas e seus familiares e coleta dados antropométricos junto da equipe multidisciplinar do Ambulatório de Pesquisa em Obesidade Infantil; prepara material impresso e apresentações orais sobre o tema, para leigos.
COMENTÁRIOS: O lúdico desenvolve a criatividade e os conhecimentos. Forma divertida de educar e ensinar com interação e participação das crianças. O aluno é capacitado a criar pelo que foi ensinado. Logo, formam-se pessoas capazes de se reinventar em cada situação ao longo de sua carreira. O graduando aprende educação em saúde, além de se preparar para uma abordagem com público diferenciado, infantil, treinando abordagens, que não são ensinadas na graduação. Estágio trabalha o ensinar brincando,se comunicar por meio do lúdico e influenciar na vida do outro. Isto é válido, pois o médico precisa ser criauvo e comu-nicativo, fazendo seus pacientes aderirem um tratamento.
CONCLUSÃO: Trabalhar com o lúdico representa um \"oásis\" para o estudante, e também um ponto-chave em sua formação acadêmica e pessoal, pois trabalha áreas importantes, nos dois aspectos.

 

Responsável
Luma Alcides Burguinhão