Revista de Pediatria SOPERJ

ISSN 1676-1014 | e-ISSN 2595-1769

Logo Soperj

Número atual: 13 (supl 1)(2) - Dezembro 2012

Anais do X Congresso de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro

Caderneta de Saúde da Criança: facilitando a troca de informações entre profissionais de saúde

 

Eliane Garcez da Fonseca; Maria da Graça Soares de Lima; Gabriela Ribeiro Medeiros; Catherine Pires de Araújo; Gabriela Amaral; Elena de Lima

Escola de Medicina Souza Marques.

 

 

RESUMO

INTRODUÇÃO: A Caderneta de Saúde da Criança é um instrumento de vigilância, promoção da saúde e redução da mortalidade infantil. Seu preenchimento adequado permite o acompanhamento da criança e a troca de informações entre os profissionais de diferentes unidades de saúde.
OBJETIVO: Estudar a utilização e preenchimento da Caderneta de Saúde da Criança pelos profissionais de saúde responsáveis pelo atendimento e acompanhamento da criança.
MÉTODOS: Estudo transversal realizado no ambulatório de pediatria de um polo de atenção primária, de março a abril de 2012. Após a obtenção de termo de consentimento livre e esclarecido, mães de crianças de 0 a 60 meses foram entrevistadas, sobre a utilização da Caderneta, por alunos de graduação de medicina, durante a espera para o atendimento. Inicialmente, fez-se uma pergunta aberta sobre a utilidade da Caderneta. A seguir, verificou-se o preenchimento da mesma.
RESULTADOS: Foram incluídas 111 crianças de 0 a 60 meses. A idade média foi de 16 meses e a mediana 10 meses. A Caderneta foi entregue na maternidade para 99 (89%) das mães. Ao serem questionadas sobre a utilidade da caderneta, as respostas mais freqüentes foram: controle das vacinas 78%, orientações de saúde 44%, acompanhamento do crescimento 39% e do desenvolvimento 39%. Com relação ao preenchimento adequado para a faixa etária, foram encontrados os seguintes percentuais: curva de perímetro cefálico 35%, curva de peso 38%, curva de crescimento 37%, IMC 14%, desenvolvimento 14%, saúde bucal 0%, saúde ocular 0%, alimentação 13% e intercorrências 17%. O esquema vacinal estava em dia em 84,5%.
CONCLUSÃO: Apesar do constante investimento e aprimoramento da Caderneta de Saúde da Criança, esta permanece subutilizada. É preciso haver maior divulgação e conscientização dos profissionais de saúde para a utilização plena deste instrumento e também, assegurar ao paciente pediátrico atendimento integral de qualidade, com medidas de vigilância e promoção da saúde.

 

Responsável
Eliane Maria Garcez Oliveira da Fonseca