Anais do X Congresso de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro
Declaração de nascidos vivos do município de Volta Redonda, RJ: perfil da gestante adolescente
Costa., C.R.O.; Diório, R.A.; Gonçalves. T.C.; Soares, I.C.; Vieira, E.M.; Villela,T.F.
UniFOA - Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ.
RESUMO
INTRODUÇÃO: A ocorrência da gravidez na adolescência é considerada um importante problema de saúde pública devido à prevalência com que este fato vem ocorrendo mundialmente e também, devido às conseqüências nessa etapa da vida da jovem. A literatura demonstra que as adolescentes grávidas geralmente apresentam menores condições socioeconômicas, baixa escolaridade e menor adesão ao pré-natal resultando assim, em maiores taxas de complicações materno-fetais.
OBJETIVO: Analisar a gestação na adolescência como fator de risco para baixo peso ao nascer, os anos de escolaridade da gestante e também observar a via de parto e a instituição de nascimento (pública ou particular).
METODOLOGIA: Estudo transversal descritivo onde foram analisados 307 Declarações de Nascidos Vivos (DNV) do ano de 2010, em duas unidades básicas de saúde da família do distrito sul do município de Volta Redonda. O critério de inclusão utilizado no estudo foi a gravidez em mulheres com idade entre 10 e 20 anos incompletos (critério da OMS).
RESULTADOS: Somente 2,77% dos nascidos de mães adolescentes apresentaram peso abaixo de 2500 gramas; Quanto à escolaridade, 5,55% das gestantes adolescentes tiveram de 1 a 3 anos de estudo concluídos; 30,56% de 4 a 7 anos; 50% de 8 a 11 anos; 11,11% estudaram 12 anos ou mais e apenas 2,78% não souberam informar. Em relação à via de parto, 61,1% das gestantes foram submetidas ao parto cesáreo ao passo que 38,9% ao parto vaginal: 72,2% dos partos ocorreram em instituições públicas, dentre estes 53,84% foram parto vaginal, já os ocorridos em hospitais particulares que representam 27,8% da amostra, 100% foram por parto cesáreo.
CONCLUSÃO: Como observado na literatura,a gravidez na adolescência tem sido associada com a evasão escolar; baixo peso ao nascimento além de contribuir para o aumento de parto cesáreo, resultados confirmados na análise dos dados deste estudo.
Responsável
Claudia Regina Oliveira da Costa