Revista de Pediatria SOPERJ

ISSN 1676-1014 | e-ISSN 2595-1769

Logo Soperj

Número atual: 13 (supl 1)(2) - Dezembro 2012

Anais do X Congresso de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro

Queixa principal no prontuário pediatrico das unidades ambulatoriais da rede SUS e Unifoa

 

Torres MVN; Silva ICM; Meirelles RMS

Fundaçao Osvaldo Aranha (UNIFOA-VOLTA REDONDA, RJ).

 

 

RESUMO

INTRODUÇÃO: O prontuário médico é documento vital para embasar o processo decisório de natureza clínica, além de facilitar a gestão, pesquisas e capacitação do profissional pois oferece subsídios para o planejamento de ações de saúde / gerenciais e propicia o delineamento / avaliação de políticas públicas. O prontuário pediátrico exige cuidado redobrado, pois se trata de atender indivíduos que pouco ou não conseguem se expressar, exigindo a realização de exames clínicos e registro consciencioso, para garantir a integralidade e universalidade do atendimento. Analisou-se o quesito "queixa principal" no prontuário utilizado na pós-alta hospitalar para a primeira consulta de revisão das Unidades Ambulatoriais do SUS/UniFOA de 2006 a 2008 (aprovado pelo Comitê de Ética:- processo 193/09 de 14 de dezembro de 2009).
METODOLOGIA: Os dados apresentados são parte da análise do prontuário pediátrico de uma dissertação de Mestrado. Foi realizada a análise retrospectiva de 100 prontuários dos Hospitais Munir Rafful e São João Batista.
RESULTADOS: O quesito "queixa principal" apontou que 37% da amostra não faziam qualquer menção à queixa principal do paciente nas anotações redigidas.
CONCLUSÕES: Concluímos que o quesito "queixa principal" não está completamente preenchido na pesquisa, ratificando a necessidade de rediscutir a metodologia de ensino para os alunos das Ciências da Saúde, os quais devem ser preparados para preencher integralmente o prontuário, visando atendimento na Atenção Básica à Saúde de qualidade.

 

Responsável
Mana Valdilia Noguera Torres

Emails
mvaldilia@yahoo.com.br;
ilda.silva@foa.org.br;
rosanemeirelles@yahoo.com.br