Revista de Pediatria SOPERJ

ISSN 1676-1014 | e-ISSN 2595-1769

Logo Soperj

Número atual: 11(1) - Junho 2010

Editorial

O momento do pediatra

 

Edson Ferreira Liberal ; Maria Elisabeth Lopes Moreira; José Roberto de Moraes Ramos; Carmen Lúcia Leal Ferreira Elias; Marcio Moacyr de Vasconcelos; Daniella Santini Souza Lemos; Márcia Fernanda da Costa Carvalho; Isabel Rey Madeira; Maria Angélica Bonfim Varela

 

A Direção da SOPERJ acredita que essa importante Revista, direcionada para nós - PEDIATRAS - representa uma das formas de nos manter sempre atualizados. É um veículo de informação com artigos e resumos de tese. Nesse número, especialmente, ela apresenta, na área de pneumologia pediátrica, artigos de revisão sobre tuberculose-diagnóstico e prevenção; asma política sanitária; e um relato de caso abordando o tema cisto broncogênico, além de resumos de teses-Pediatria Ambulatorial e Cuidados de Enfermagem na UTI.

Além de indicar as temáticas abordadas na Revista, consideramos relevante reforçar, no presente editorial, que entendemos como um início de conversa direta com os colegas pediatras, alguns compromissos/metas assumidos pela SOPERJ, a partir de janeiro de 2010, e que se encontram no site www.soperj.org.br.

Dentre estes compromissos, algumas medidas/iniciativas foram tomadas:

  • Transparência - Já se encontra publicado, no site, o balanço da SOPERJ referente aos meses iniciais da atual gestão.
  • Defesa profissional - Temos participado constantemente das reuniões junto com o CREMERJ e a SOMERJ por melhores condições de salários e de trabalho. No que se refere ainda à valorização profissional divulgamos, em todas as nossas publicações, assuntos de interesse dos pediatras. Iniciamos conversas com a SESDEC-RJ e a SMS-RJ.
  • Precisamos aprofundar, também, a discussão de recursos humanos pediátricos.

    Fiquemos atentos porque hoje a relação pediatra /crianças adolescentes tem diminuído. Porém, há pediatras suficientes para quem paga salários decentes e oferece boas condições de trabalho. Sabemos que a especialidade foi desestimulada, valorizando-se os profissionais que fazem uso de procedimentos diversos. Reafirmo, no entanto, que o número de pediatras é suficiente para atender à demanda do nosso Estado, de acordo com os números preconizados pela OMS.

  • Educação permenente - No que se refere à capacitação profissional, adquirimos equipamentos do PALS e do curso de reanimação neonatal.
  • No Programa de Educação à Distância PED SOPERJ as aulas já estão gravadas. Estamos em fase de preparação de todo o material referente ao primeiro volume, que será de Crescimento e Desenvolvimento, para encaminhamento aos associados.

    É importante deixar claro que a SOPERJ trabalha com educação permanente só de pediatras ou pós-graduandos da área. A SOPERJ não capacita profissionais de outras especialidades para o atendimento a crianças.

  • Ligas de pediatria - A SOPERJ, considerando suas metas, está também estimulando as ligas de pediatria: as já existentes - UFF, UFRJ, Teresópolis (parabéns a todas) - e as que estão sendo criadas com toda força: UERJ e UNIRIO.
  • Nova página- Estamos também construindo uma nova página, que será mais dinâmica e com mais conteúdo.
  • Criação da Diretoriade Relacionamento como Associado - Tem por finalidade saber o que você pensa e como avalia a SOPERJ , o que você propõe, fazendo um esforço conjunto, buscando fortalecer a entidade a partir de um processo coletivo. È preciso tornar a nossa entidade cada vez mais representativa das suas necessidades de educação permanente, participativa na defesa da criança e do adolescente e do pediatra. Comunique-se, participe, envie email para secretaria@soperj.org.br com suas críticas e sugestões
  • Ao concluir essa conversa inicial, reafirmamos que a Revista da SOPERJ tem melhorado a cada número, ao longo do tempo. Aproveite os artigos importantes. Envie suas sugestões e críticas. Escreva sobre suas experiências e suas pesquisas. Colabore para o permanente crescimento da nossa Revista.

    Boa Leitura.

    Diretoria Executiva Triênio 2010/2012
    Presidente: Edson Ferreira Liberal
    Vice-presidente: Maria Elisabeth Lopes Moreira
    Secretário Geral: José Roberto de Moraes Ramos
    1º Secretário: Carmen Lúcia Leal Ferreira Elias
    2º Secretário: Marcio Moacyr de Vasconcelos
    1º Diretor Financeiro: Daniella Santini Souza Lemos
    2º Diretor Financeiro: Márcia Fernanda da Costa Carvalho
    Diretoria de cursos e eventos: Isabel Rey Madeira
    Diretoria de publicação: Maria Angélica Bonfim Varela