Revista de Pediatria SOPERJ

ISSN 1676-1014 | e-ISSN 2595-1769

Logo Soperj

Número atual: 17(1) - Fevereiro 2017

Mensagem do Editor

Mensagem da Editora

 

Ana Lúcia Ferreira

 

Caros leitores,

O corpo editorial da Revista de Pediatria SOPERJ apresenta o primeiro número do ano de 2017, dando continuidade à meta de manter a regularidade de publicar três números anuais (fevereiro, junho e outubro). A novidade é que, a partir deste ano, a revista será publicada apenas na versão on-line.

As normas de publicação foram revistas recentemente e já se encontram, de forma resumida, neste número; podem ser acessadas, na íntegra, em nosso site. Novas modalidades de artigos passaram a ser aceitas, de modo que colegas que trabalham na área da saúde de crianças e adolescentes – pediatras ou não – possam divulgar seus trabalhos.

Os dois editoriais chamam a atenção para situações que afetam diretamente as crianças e os adolescentes, mas que também causam impacto nas famílias e na sociedade em geral: a deficiência infantil e as sequelas da infecção pelo Zika vírus. Ambos destacam o papel do pediatra na detecção precoce, para que haja diagnóstico correto e intervenção rápida, fundamentais para melhor evolução dos pacientes.

A revista é composta ainda por quatro artigos originais, um relato de caso, um resumo de tese e uma comunicação breve, permitindo aos leitores uma visão atualizada sobre temas diversos, tais como complicações respiratórias neonatais, perfil de doadoras de banco de leite, Rede Cegonha, asma, pseudo-hipoaldosteronismo e violência psicológica em adolescentes.

Em breve, um novo sistema de submissão de artigos estará disponível em nossa página na internet. Aguardem!

Boa leitura a todos.

 

Ana Lúcia Ferreira