Revista de Pediatria SOPERJ

ISSN 1676-1014 | e-ISSN 2595-1769

Logo Soperj

Número atual: 8 (1 supl 1)(1) - Abril 2007

Resumos de Teses e Dissertaçoes

Analise da postura e da mobilidade do membro superior no pré-escolar com paralisia braquial de origem obstétrica

 

Jaqueline Almeida Pereira

 

RESUMO

Resumo da Dissertação de Mestrado submetida ao Programa de Pós-graduação em Clínica Médica da Faculdade de Medicina do setor da saúde da criança e do adolescente, da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, como parte dos requisitos necessários à obtenção do titulo de Mestre em Clínica Médica.
A Paralisia braquial obstétrica (PBO) proveniente de um tocotraumatismo, resulta em paralisia ou paresia dos músculos inervados pelas raízes do plexo braquial (C5 a T1). O objetivo deste estudo é descrever possíveis alterações da postura, da mobilidade, força muscular e amplitude articular do membro superior com lesão do plexo bem como comprimento e perimetria do mesmo. O estudo foi realizado em 13 pacientes com PBO.
A amostra foi composta por 7 crianças do sexo feminino e 6 do sexo masculino, com história de PBO ( 10 do tipo Erb Duchenne e 3 do tipo Misto), com média etária de 5 anos ( 4 a 6 anos). Foi utilizado para avaliar a postura um Posturograma, para avaliação da mobilidade do membro superior utilizou-se a Escala de Mallet. Foram ainda utilizados o Teste Manual de força muscular e a medida goniométrica da amplitude articular ativa e passiva, mensurado o comprimento e perimetria do membro superior.
Cada paciente teve seus dados da avaliação coletados em um único encontro. A análise da postura mostrou alterações posturais estatisticamente significativas (p<0,05) para projeção e elevação do ombro, elevação do ângulo inferior da escápula e inclinação do tronco. Na mobilidade do ombro as piores respostas foram para os movimentos combinados de rotação externa do ombro e supinação do antebraço. A força muscular, a amplitude articular, o comprimento e perimetria do membro superior mostram diferença significativa comparativamente com o lado sadio da mesma criança.
Concluiu-se que as crianças com PBO apresentam alterações posturais e da mobilidade do membro superior.

Palavras - chaves: paralisia obstétrica, neuropatias do plexo braquial, criança, pré-escolar, postura.

 

Orientadores:
Abelardo de Queiroz Campos Araujo.
Alexandra Prufer de Queiroz Campos Araujo.
Programa de Pós-graduação em Clínica Médica. Setor de Saúde da criança e do Adolescente. Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Mestrado