Revista de Pediatria SOPERJ

ISSN 1676-1014 | e-ISSN 2595-1769

Logo Soperj

Número atual: 13 (supl 1)(2) - Dezembro 2012

Anais do X Congresso de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro

Dor abdominal aguda como manifestação de violência física em lactente: alerta aos pediatras

 

Patrícia Gomes de Souza; Ana Lúcia Ferreira.

IPPMG/UFRJ.

 

 

RESUMO

INTRODUÇÃO: A dor abdominal é considerada uma forma de manifestação de violência contra crianças e adolescentes (VDCA), e portanto, um diagnóstico diferencial a se pensar frente a uma criança com queixa de dor abdominal.
OBJETIVO: Alertar os pediatras quanto à possibilidade de ocorrência deVDCA através do relato de um caso clínico.
DESCRIÇÃO DO CASO: Menina, 13 meses, branca, atendida na Emergência Pediátrica de um hospital público situado na Baixada Fluminense/RJ. No mesmo dia, havia sido atendida por médico pediatra em um Pronto Socorro Infantil com história de dor abdominal e vômitos há 48hs, sem outras queixas. À palpação abdominal apresentava dois orifícios e pequena massa endurecida. RX de abdome: imagem compatível com três objetos metálicos (Figura 1). Demais exames normais. Notificado ao Conselho Tutelar. Comunicado o caso à Delegacia de Polícia, sendo detido o autor da agressão (vizinho). Realizado laparotomia exploradora, sendo retirados um prego sem cabeça e duas agulhas (Figura 2). A paciente evoluiu bem, tendo alta hospitalar no 6º dia de internação.
COMENTÁRIOS: O diagnóstico foi realizado no segundo atendimento médico, provavelmente por não ter sido aventada, anteriormente, a possibilidade de lesão intencional, resultando em atraso no diagnóstico e possibilidade de exposição do lactente a revitimização.A literatura aponta que há deficiências na formação de pediatras sobre o tema e que o treinamento de médicos residentes de pediatria também não tem sido satisfatório.
CONCLUSÕES: Nota-se que ainda há falhas na identificação daVDCA, o que interfere na capacidade do serviço de saúde em acionar a linha de cuidado demandada nessas situações.

 

Responsável
Patrícia Gomes de Souza