Revista de Pediatria SOPERJ

ISSN 1676-1014 | e-ISSN 2595-1769

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Número atual: 16(supl 1)(3) -  2016

Saúde Escolar

ERGONOMIA NO TRANSPORTE DO MATERIAL ESCOLAR NO ENSINO FUNDAMENTAL

 

MANOEL JACINTO ABREU NETO (CENTRO UNIVERSITARIO LUSIADA); MARINA SOARES MARQUES (CENTRO UNIVERSITARIO LUSIADA); FERNANDA BUCHIDID BERTOLINI (CENTRO UNIVERSITARIO LUSIADA); ERICA ENDO AMENIYA (CENTRO UNIVERSITARIO LUSIADA); IURI MARTINS DURANT SOUZA (CENTRO UNIVERSITARIO LUSIADA); THAIS TIEMI SAITO (CENTRO UNIVERSITARIO LUSIADA); ANDRÉ IKEDA (CENTRO UNIVERSITARIO LUSIADA); LARISSA ZAMBUZI CAMPOS (CENTRO UNIVERSITARIO LUSIADA); FLAVIA RENATA DANTAS ALVES SILVA CIACCIA (); MARIA CÉLIA CUNHA CIACCIA (CENTRO UNIVERSITARIO LUSIADA)

 

P-176

OBJETIVO: Avaliar a relação de peso da mochila e peso corporal e identificar as principais formas de transporte do material correlacionando ao desconforto relatado pelos alunos.
MÉTODO: Um estudo transversal realizado no período de Novembro de 2015 a Março de 2016 em uma escola sorteada da rede municipal. Foram realizados questionários sobre o conhecimento dos alunos quanto à ergonomia no transporte do material escolar e desconfortos percebidos por eles. Foram realizadas as medições antropométricas dos alunos, a pesagem do material escolar e do aluno e calculado o índice de proporção, em porcentagem, entre as variáveis. Para a amostra de 377 alunos num intervalo de confi¬ança de 95% foi utilizada a equação de Goodman; 1965. As proporções foram comparadas através do teste de quiquadrado de Mantel-Haenszel ou teste exato de Fisher. Foi considerado significante o valor de p<0,05.
RESULTADOS: Do total, 51,58% referiram sentir dores nas costas enquanto transportam o material escolar. A relação do peso da mochila com o peso corporal foi maior que 10% em 20,44% dos escolares. Os alunos do sexo feminino, mais velhos, mais altos, os que utilizam mochila de duas alças e os que transportam a mochila mais do lado direito relataram mais dores nas costas enquanto transportam o material. Quanto maior o tempo de transporte e quanto mais pesado o aluno sente o peso da mochila, maiores são os relatos de dores. A relação entre o peso da mochila com o peso corporal não se relacionou com o relato de dor na costa.
CONCLUSÃO: Nessa amostra 20,44% dos alunos carregam sobrecarga de peso de material escolar. O relato dos alunos de dor na costa enquanto transportam o material escolar associou com variáveis demográficas, estatura, o tipo de material escolar, o modo e o tempo como transporta o material e como sente o peso da mochila.