Revista de Pediatria SOPERJ

ISSN 1676-1014 | e-ISSN 2595-1769

Logo Soperj

Número atual: 16(supl 1)(3) -  2016

Pneumologia

TUBERCULOSE MILIAR: RELATO DE DOIS CASOS EM SERVIÇO DE PNEUMOLOGIA INFANTIL DO MUNÍCIPIODO RIO DE JANEIRO

 

SOLANGE GONÇALVES DAVID DE MACEDO (HOSPITAL MUNICIPAL JESUS); ADRIANA PAIVA DE MESQUITA (HOSPITAL MUNICIPAL JESUS); ANA LUCIA MICELLI (HOSPITAL MUNICIPAL JESUS); NATALIA BARBOZA GOMES (HOSPITAL MUNICIPAL JESUS); LUDMILA ALVES (HOSPITAL MUNICIPAL JESUS); MARIA EDUARDA CALDAS RABHA TOSTO (HOSPITAL MUNICIPAL JESUS); RENATA TEIXEIRA MAGALHAES (HOSPITAL MUNICIPAL JESUS); THIAGO PANIZZI (HOSPITAL MUNICIPAL JESUS)

 

P-164

INTRODUÇÃO: A tuberculose (TB) representa um problema de saúde pública. O Brasil é um dos 22 países responsáveis por 90% dos casos de TB no mundo. Uma das dificuldades no controle deve-se a existência de conglomerados urbanos, favorecendo sua disseminação. Este trabalho descreve dois casos de tuberculose miliar, ocorridos no ano de 2016 em hospital de referência em TB infantil, chamando atenção para vulnerabilidade de crianças pequenas desenvolverem formas graves da doença.
CASO 1: RSM, feminina, 4 meses, interna por agudização respiratória e suspeita de infecção por H1N1. Pai sintomático respiratório. Lactente apresentou piora clínica, imagem infiltrado reticulonodular. Evoluiu dependente de oxigênio com internação prolongada complicada por Bronquiolite Obliterante.
CASO 2: JMBP, 3 meses, masculino, com tosse e cansaço sem febre no primeiro mês de vida. Evolui com febre persistente e piora da dispnéia sendo internado para investigação e tratamento. Sem descrição prévia de contato com TB. Imagem com padrão reticulonodular.
DISCUSSÃO: Os dois casos descrevem formas de TB disseminadas, que assim como na literatura, demonstram sua agressividade na faixa etária mais jovem.
CONCLUSÃO: Portanto, entende-se a necessidade do contínuo trabalho para diagnóstico, tratamento e prevenção da TB em nosso meio e a importância da tuberculose miliar no contexto da pneumopediatria, no sentido de sermos mais eficazes na intervenção e identificação precoces da doença objetivando evitar sua alta morbimortalidade.