Revista de Pediatria SOPERJ

ISSN 1676-1014 | e-ISSN 2595-1769

Logo Soperj

Número atual: 16(supl 1)(3) -  2016

Dermatologia

NECRÓLISE EPIDÉRMICA TÓXICA: UMA EMERGÊNCIA DERMATOLÓGICA.

 

THAISSA OLIVEIRA ZONER MARQUES (HOSPITALPRONTOBABY); MAIRA DA SILVA FERNANDES (HOSPITAL PRONTOBABY); BARBARA FERNANDA M. DE SOUZA CONTI (HOSPITAL PRONTOBABY); SIMONE FONSECA GOULART (HOSPITAL PRONTOBABY); PRISCYLA DE ALMEIDA LOPEZ OROS (HOSPITAL PRONTOBABY); ALYNNY APARECIDA DE CARVALHO (HOSPITAL PRONTOBABY)

 

P-045

INTRODUÇÃO: A Necrólise Epidérmica Toxica (NET), é uma reação rara de hipersensibilidade, mediada por imunocomplexos e potencialmente grave. A NET está intimamente relacionada com uso de fármacos, mas pode ser causada por agentes infecciosos e tumores, podendo acometer pessoas de todas as raças, idades e sexo.
CASO CLINICO: G.R.A.P, masculino, 14 anos, alérgico a Penicilina, portador de TDAH e transtorno do humor, em uso de Carbamazepina e Sertralina há vinte dias. Procurou emergência relatando aparecimento de máculas exantemáticas disseminadas há quatro dias, sem outros sintomas associados, evoluindo com piora das lesões cutâneas após uso de Fexofenadina e Prednisolona por dois dias. Ao exame apresentava exantema máculo-papular violáceo difuso principalmente em tórax e face, distribuído por mais de 30% da superfície corporal, eritemas confluentes em membros superiores, exsudato amigdaliano, úlceras em pálato, edema labial, ressecamento e hiperemia conjuntival bilateral. Demais sistemas sem alterações. Foi indicada internação hospitalar e interrompido o uso das medicações previamente referidas. Durante internação evoluiu com bolhas em mãos e pés, apresentou hemograma com leucocitose e aumento do PCR sérico, com restante dos exames laboratoriais sem alterações. Iniciada antibióticoterapia, Imunoglobulina, corticoterapia e tratamento de suporte. Paciente evoluiu com melhora clínica e laboratorial, recebendo alta hospitalar após 12 dias de internação.
DISCUSSÃO: De acordo com a literatura , o quadro clínico-laboratorial descrito anteriormente é compatível com NET. Além do acometimento cutâneo foi possível observar o acometimento oftalmológico, que é esperado em aproximadamente 39-61% dos casos. Constatase que o caso contraria as estatísticas, visto que a etiologia farmacológica não é a mais comum para a faixa etária pediátrica, sendo as causas infecciosas as mais esperadas.
CONCLUSÃO: Conclui-se que a NET é uma emergência dermatológica rara, potencialmente grave e letal, que necessita de profissionais capacitados para realização do diagnóstico precoce e retirada imediata do fármaco causador da doença em questão.