Revista de Pediatria SOPERJ

ISSN 1676-1014 | e-ISSN 2595-1769

Logo Soperj

Número atual: 13 (supl 1)(2) - Dezembro 2012

Anais do X Congresso de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro

Tinha nigra: relato de caso de uma criança

 

Junny Belache de Azeredo Coutinho; Fernando Gustavo Mosca de Cerqueira; Ana Maria Mosca de Cerqueira; Cintia Mello de Carvalho

Hospital Municipal Jesus.

 

 

RESUMO

INTRODUÇÃO: a tinea nigra (TN) é uma micose superficial rara, de ocorrência nas áreas tropicais e subtropicais, causada pelo Exophiala werneckii. Mc Ginnis e cols., em 1985, propuseram um novo gênero para o fungo, denominando-o Phaeoannellomyces wernekii. Objetivo do relato é apresentação da raridade de um caso em uma criança, com lesões acastanhadas na região palmar esquerda. assintomática.
DESCRIÇÃO DO CASO: paciente de seis anos, masculino, procurou o ambulatório de dermatologia para tratar alergia dermatológica. Durante a consulta a mãe mostrou uma lesão maculosa, acastanhada, na mão esquerda, assintomática, resistente, mesmo após diversas lavagens no local. O diagnóstico foi clínico. Iniciado tratamento com ceratolítico e antifúngico tópico havendo resolução clínica em três semanas.
COMENTÁRIOS: é um fungo que produz melanina, dando ao microorganismo uma cor preta, manifestando-se por máculas não descamativas de coloração acastanhada enegrecida localizada mais comumente na região palmar. Observado geralmente em indivíduos jovens do sexo feminino. O tratamento consiste basicamente na remoção do microorganismo, feita por meio do uso de ceratolíticos, associados a antifúngicos. Os diagnósticos diferenciais da TN devem ser realizados com doenças da pele que cursam com manchas de cor castanho-enegrecidas.
CONCLUSÕES: a tinha nigra é uma micose rara, muitas vezes subdiagnosticada, devido o aspecto assintomático. O diagnóstico é clínico, fácil e acidental, geralmente despercebido pelo médico, familiares e pacientes, A importância da apresentação é alertar quanto ao erro diagnóstico, incidência pouco conhecida, sua frequência nas várias regiões do país e para que se evitem procedimentos cirúrgicos desnecessários.

 

Responsável
Ana Maria Mósca de Cerqueira

 

Junny Belache de Azeredo Coutinho - junny-belache@hotmail.com
Fernando Gustavo Mosca de Cerqueira - moscacerqueira@terra.com.br
Ana Maria Mosca de Cerqueira - anamosca@terra.com.br