Revista de Pediatria SOPERJ

ISSN 1676-1014 | e-ISSN 2595-1769

Logo Soperj

Número atual: 13 (supl 1)(2) - Dezembro 2012

Anais do X Congresso de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro

Projeto de extensão: "mãe orientada, criança segura: orientando mães na alta da maternidade."

 

Pone TM; Vivacqua DPF; Silva UAO; Miranda RLDM; Ponte ANO; Tortori MMRL

UNIRIO.

 

 

RESUMO

INTRODUÇÃO: A orientação passada as mães sobre os cuidados dos bebês até dois anos deve abranger prevenção e promoção à saúde com objetivo de prevenir doenças e educar a criança e seus familiares, através de orientação antecipátoria aos riscos e agravos à saúde. O acompanhamento deve ser iniciado na maternidade. É essencial que um primeiro contato seja feito entre mãe e profissional da área de pediatria, que deve acolhê-la e sanar dúvidas que ela tenha, assegurando o cuidado adequado do bebê. Com a criação desse vínculo mãe-pediatra, estará garantindo um bom acompanhamento do bebê, por toda infância até que se torne um adulto saudável. Este projeto objetiva orientar mães, na alta da maternidade, quanto aos cuidados do bebê e permitir a vivência dos alunos no contato direto com os pacientes.
METODOLOGIA: Revisão da literatura, e elaboração de material informativo, com linguagem acessível sobre cuidados básicos com o bebê. Visita às mães do alojamento conjunto do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (HUGG) para orientação e fornecimento do material. Critérios de inclusão: Mães e bebês no alojamento conjunto do HUGG. Critérios de exclusão: Mães que se recusem a receber visitas ou cujos bebês estejam na UTI neonatal.
RESULTADOS: Durante 7 meses de projeto, orientamos 131 mães. Observamos crescimento do interesse das mães quanto à orientação e de alunos quanto a participação no projeto. Além do conhecimento adquirido, o projeto aumenta o vínculo dos alunos com pacientes, possibilitando maior autonomia e confiança. A prática de orientação sedimenta o conhecimento teórico através do ensino a terceiros.
CONCLUSÃO: este projeto tem sido relevante por fornecer informações indispensáveis sobre cuidados do bebê, proporcionando às mães uma forma de sanar dúvidas proporcionando adequado cuidado com a saúde da criança. Permite que alunos vivenciem a prática, contribuindo para o aprendizado de como lidar diretamente com os pacientes.

 

Responsável
Daniela Pires Ferreira Vivacqua